Lições de vida
Não sei quantos aqui são professores de sala de aula mesmo, trabalhei 20 anos lecionando e já vivi situações em que saí de casa, após preparar a aula, levando material diferente, após ter pesquisado um assunto, cheguei na escola e encontrei a sala de aula em tamanha anarquia, brigas, discussões entre os alunos, algo irascível mesmo, adolescentes…
Em uma das vezes um grupo havia ganho do pai de um dos alunos várias pencas de banana para o lanche. Em vez de comê-las, eles resolveram fazer guerrinhas entre eles, jogaram as bananas uns nos outros e, quando entrei na sala, me deparei com aquele cenário; logo todos sentaram. Parei na porta e nem entrei; só disse: “não entro enquanto não limparam, me nego a ser recebida assim por vocês, nem vou chamar direção, mas se algum deles aparecer aqui, sou obrigada a contar o que estou vendo”. Então, mais que depressa, alguns alunos me pediram licença para ir buscar o material para a limpeza, pegaram as minhas coisas, colocaram na mesa e colocaram uma cadeira na porta – já que fiquei parada, para eu sentar.
Então eram duas aulas, um pouco mais de uma aula para limpar e, quando consegui entrar, comecei a minha aula. Não falei de arte com eles, mas falamos sobre a vida, sobre as responsabilidades dentro do grupo na sala, coisas do tipo “se um começou porque os outros continuaram e embarcaram com a guerra das bananas que emporcalhou toda a sala?”. Falei em como eu havia preparado a minha aula com todo o carinho para eles. Disse também que cada aula tem o seu momento e que aquele momento havia se perdido.
Eu pergunto: não teve aula de arte, mas teve aula da vida e isto não valeu? Eu penso que para a vida aqueles jovens vão levar aquela aula como algo importante sim. E pude reencontrar alguns deles em outros momentos e sentir o abraço e carinho deles por mim.
Nem todo o dia é dia de aprender a matéria estudada, mas, às vezes, a vida quer nos ensinar algo mais importante que é aprender a viver e a limpar a sujeira que fizemos à nossa volta. Precisamos aprender que, na vida, nem sempre a lição é que queremos, mas sim a que Deus nos propõe. Que as lições do dia de hoje tenham servido para que nos tornemos no dia de amanhã pessoas melhores, pairando a nossa vida no respeito e no amor ao próximo, como a dádiva trazida por Jesus, nosso pai espiritual.
(Gilda Santos)