Abram as janelas! E deixem a luz do sol entrar…
O ritmo acelerado das rotinas nas cidades, de acordar cedo, pegar um transporte público ou dentro de um carro, a ida aos compromissos, dentro de espaços fechados, o sol brilhando lá fora todos os dias, mas muitos nem se deram conta que isto acontecia independente de cada olhar atento ou não.
Nestes dias tenho recebido o carinho de muitos queridos, que estão me perguntando como estou me sentindo nesse momento, já que moro sozinha e ao mesmo tempo estes me dizendo que estão se sentindo tristes, assustados ou angustiados e isto me fez pensar que talvez muitos outros irmãos estejam passando por conflitos emocionais também, então este texto de hoje será um guia de auto observação destes sentimentos. Tudo o que se fala nas redes sociais e canais de televisão é sobre o andamento da pandemia causada pelo vírus , se você está se sentindo um lutador, forte e com muita vontade de ajudar o próximo, se envolva com ações que ajudem a compartilhar bons textos, orientações saudáveis sobre como lidar com esse período, compartilhe as novas resoluções e recomendações e como estas estão sendo encaminhadas, se for bom de cozinha e tiver condições ou puder fazer campanha, ofereça um lanche ou um café para quem está a frente desse trabalho nas ruas, se for costureira junte as crianças e comecem a confeccionar máscaras para distribuir a quem precisa( nisto é algo muito simples que não justifica tanta discussão); porém para aqueles que estiverem se sentindo tristes contudo, acordem cedo e abram bem todas as suas janelas da casa, deixem o sol entrar o dia todo, além ser algo que o vírus não gosta , ele tem alto poder de eliminar partículas nocivas a nossa saúde. Ao final da tarde procure acompanhar o pôr do sol atraindo para si, na direção do coração, os raios emitidos pelo nosso sol, respire e leve para dentro do corpo esta energia, esta prática diária vai ajudar muito a equilibrar as suas emoções.
Mas se você além de sentir tristeza , ficar angustiado também, deve então procurar desligar celulares, tv, rádios por pelo menos um período do dia, se precisar dois ou até ficar alguns dias sem acompanhar as notícias porque, na verdade nada vai mudar o que precisa acontecer. A única coisa a se fazer nesse momento é aguardar tudo passar e se manter distante quanto possível do olho do furacão, sabendo que nenhum de nós tem privilégios dentro dessa espiral que está sugando muita energia da humanidade e alimentando um orbe de não luz.
Eu sei que não está fácil e não ficará bem tão rápido, porém buscar o nosso equilíbrio, se auto avaliar a todo o momento dentro daquilo que está nos sobrecarregando, também é fundamental para vencer esta crise.
Firmem o amor entre os seus pares em família, de forma presencial se moram juntos ou por meio das mídias, mas aqueçam o coração e estejam atentos um com o outro. Combinem tarefas juntos, limpar cada dia um cômodo da casa, cozinhar juntos também.
É claro não sou psicóloga , mas a intuição que recebi hoje é trazer a mensagem de sugerir a todos que se façam auto avaliação de como estão lidando com suas emoções neste momento, cuidando também da mente e espirito um do outro, como atributo importante para atravessarmos bem esta fase que em um momento vai passar …
Gilda Silva